Você sabe como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Você sabe como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Você sabe como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Hoje no Brasil tem-se falado muito em “Economia de Energia e Sustentabilidade”, ou seja, uso consciente dos recursos naturais e geração de energia elétrica com o mínimo de impacto ambiental. Com os sucessivos aumentos na conta de luz, muitas empresas, residências e comércios estão escolhendo a energia solar fotovoltaica como opção para aliviar a conta de luz no final do mês. A seguir uma breve explicação sobre funcionamento da energia solar.

Os Painéis Fotovoltaicos ou Módulos Fotovoltaicos ou “Placas Fotovoltaicas” como são chamados são instalados na maioria dos projetos em telhados ou em áreas planas. Os painéis solares absorvem a energia que vem do Sol e as convertem em corrente contínua.

Os Inversores On grid ou Inversores solares como são denominados recebem toda energia absorvida pelos painéis solares em corrente contínua e as convertem para corrente alternada, tipo de energia encontrada nos equipamentos elétricos.

A Rede elétrica aqui no Rio de Janeiro (Light e Enel), continua a fornecer eletricidade, pois o Inversor funciona em sincronismo com a rede da concessionária. Toda energia gerada a mais pelo gerador fotovoltaico será concedido crédito de energia para a unidade consumidora, para usufruir em até 60 meses segunda a norma resolução normativa da Aneel 687/2015.

Veja na figura a baixo o esquema de funcionamento do Sistema On Grid:

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.